Procon Catanduva orienta consumidor a sair do vermelho

A inadimplência cresceu assustadoramente nos últimos três anos: são 61 milhões de brasileiros com dívidas até três vezes maiores do que o valor do próprio salário, em média. Em razão disso, o Procon de Catanduva orienta e oferece dicas que podem ajudar o contribuinte a sair do vermelho.

De acordo com o órgão, o passo a passo envolve cinco ações: organização, controle, educação financeira, ajuste e regularização, excluindo seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

A orientação também pode ser feita pessoalmente. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Procon de Catanduva. Abaixo, seguem as dicas para que o consumidor saia de vez do vermelho:

Organize-se
O primeiro passo para quem está endividado é visualizar a extensão do problema. Para tanto, liste detalhadamente:
– Todas as dívidas (para quem você deve, quanto deve e a quanto tempo);
– Seus rendimentos (salário, recebimentos extras, colaboração de familiares, aplicações etc.);
– Suas despesas mensais fixas e variáveis.

Posteriormente, visualize onde é possível cortar gastos.

Controle-se
Depois de verificar as despesas, pense em alternativas para diminuí-las, mesmo que a princípio pareçam radicais, tais como:
– Cortar supérfluos, dando prioridade ao que é essencial, a fim de adequar seu padrão de vida aos seus rendimentos;
– Planejar sempre suas compras: faça lista e não compre por impulso;

– Pesquisar preços e formas de pagamento antes de comprar qualquer produto. Se a compra for financiada, compare o Custo Efetivo Total (CET) das diversas instituições financeiras, que é uma taxa percentual anual que expressa a soma de todos os custos envolvidos na operação (taxa de juros, tarifas, tributos, seguros e demais despesas);

– Não usar o valor do limite do cheque especial como complemento do salário;
– Procurar atividades de lazer gratuitas, como passeios a parques públicos, exposições etc.;
– Evitar sair às compras com cartão de crédito ou talão de cheques. Comprar com dinheiro nos dá a noção mais imediata de quanto estamos gastando.

Eduque-se
– Elabore um plano para controlar todas as despesas. Envolver a família é muito importante;
– Acompanhe com frequência seu saldo bancário e despesas pagas no cartão de crédito;
– Procure sempre uma oportunidade de economizar, mesmo em hábitos cotidianos, tais como utilização de energia, telefone, água, dentre outros.

Ajuste-se
– Após o ajuste nas despesas, calcule quanto realmente pode disponibilizar para quitar suas dívidas;
– Tente negociá-las diretamente com os credores ou por meio de instituições que promovem reuniões de conciliação e solução de conflitos;
– Se tiver algum dinheiro aplicado, avalie a possibilidade de utilizá-lo para fazer uma proposta de quitação total ou parcial das dívidas;

Caso não tenha recursos para saldar as dívidas, considere a possibilidade de contratar um empréstimo com juros menores, como é o caso do empréstimo consignado (descontado na folha) ou, ainda, a portabilidade de crédito. Nesse caso, fique bem atento a todos os valores, principalmente dos juros, taxas e demais encargos, e faça uma avaliação cuidadosa.

Regularize-se
Ao firmar um acordo de renegociação ou obter a quitação de uma dívida, mantenha tudo bem documentado. O credor deverá providenciar a regularização da situação perante os cadastros de inadimplentes.

Serviço

O Procon de Catanduva está localizado na praça Conde Francisco Matarazzo, 1, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. A unidade do Bom Pastor está localizada na rua São Leopoldo, 80. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Informações pelos telefones (17) 3531-9138 ou 3251-1931.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas